Beba Bem em Casa - sommelière Patricia Brentzel

 

Patrícia Brentzel é formada em Propaganda & Marketing e atuou por anos nesta área, dentro do segmento corporativo. Em 2002, decidiu unir à sua vida profissional, uma paixão: o vinho. Foram 6 anos de preparo até que essa transição fosse possível. Durante este período, formou-se sommelière, passando por instituições como Associação Brasileira de Sommeliers, Escola do Vinho "Ciclo das Vinhas" e certificações pela instituição londrina Wine & Spirits Education Trust. Em 2008, assumiu sua primeira posição como sommelière à frente de um Wine Bar em São Paulo. Desde então, realizou inúmeros outros cursos e vivências, inclusive internacionais.

 

Seu grande objetivo sempre foi democratizar o vinho e torná-lo uma bebida fácil de entender, sem mistérios e que não intimide as pessoas, assim como em outros países de maior tradição cultural para a bebida. Por esta razão, escolheu atuar por meio da educação, trabalhando assim as questões da acessibilidade e desmitificação com os consumidores.

 

Como "head-sommelière", passou por importadoras de médio e grande porte, sendo responsável técnica e também atuando como educadora, dando suporte às equipes comerciais, realizando centenas de treinamentos, palestras e workshops para profissionais e consumidores em todo o Brasil.

 

Em paralelo, sempre teve seus projetos autônomos. Em 2011 abriu sua empresa oferecendo serviços de Sommellerie e Consultoria para importadoras e restaurantes, além de Eventos Personalizados e Experiências Etílicas - que vão desde a administração de adegas pessoais, serviços de  "personal sommelière", aulas individuais e para grupos, workshops presenciais e online, até feiras de vinhos e viagens de enoturismo, para consumidores e para o segmento corporativo. A partir de 2016 agregou cervejas artesanais e destilados ao seu portfólio de serviços, bebidas as quais passou a se especializar.

 

Patricia tem verdadeiro encanto pela gastronomia e por promover a união entre comida, vinhos e até mesmo outras bebidas. Entre suas experiências de maior destaque estão os inúmeros "wine dinners" que realizou ao longo destes quase 20 anos de trajetória no mundo do vinhos, nos quais teve a oportunidade de harmonizar menus de chefs renomados como Amanda Vasconcellos,  Rodrigo Oliveira (Mocotó), Thomas Troigros e Carlos Ribeiro, entre outros.